Frota brasileira cresce onze vezes mais rápido do que a população e já é suficiente para cobrir Barbados, no Caribe

Por: Mariana Barros

 

congestionamento

Saída para o feriado deve gerar 250 quilômetros de congestionamento nas estradas paulistas

Véspera de Carnaval é também conhecida como o Dia Nacional do Congestionamento nas Estradas. Em São Paulo, as filas de carros tentando sair da cidade para aproveitar o feriado devem alcançar 250 quilômetros de extensão, equivalente à distância entre a capital e Brotas, no interior paulista. Segundo especialistas, a razão para a intensa paralisia nas estradas é uma só: excesso de carros.

Na última década, o aumento percentual do número de veículos foi onze vezes maior que o da população. De 2001 a 2012, a frota brasileira passou de 24 milhões em 2001 para 50 milhões de veículos. Ou seja, em apenas dez anos, surgiu nas ruas a mesma quantidade de carros criada ao longo de todas as décadas anteriores.  Os dados são do Denatran, compilados pelo Observatório das Metrópoles, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e podem ser acessados na íntegra aqui.

frota_grafico
O mais impressionante é o espaço que esses carros ocupam. Se fossem colocados lado a lado, demandariam uma área semelhante à de Barbados, no Caribe, terra natal da cantora Rihanna e cenário paradisíaco — está aí uma boa imagem para se ter em mente na hora de colocar o carro em ponto morto no meio da rodovia. Se o ritmo de crescimento da frota brasileira for mantido nos próximos anos, chegaremos a 2022 com mais de 94 milhões de carros circulando pelo país, o que demandaria uma área maior do que a de Singapura para comportar todos eles lado a lado.

Essas comparações partem de uma situação imaginária, em que seria possível colocá-los grudados uns aos outros a ponto de não ser possível nem abrir a porta. Se estacionados de maneira real, claro que demandariam mais espaço. Circulando, então, nem se fala. Apenas para que rodem em segurança e em baixa velocidade, em torno de 40 quilômetros por hora, seria preciso criar uma distância quinze metros entre o carro da frente e o de trás. Noves fora, até o Brasil pode ficar pequeno.

Criar mais espaço para os carros está longe de ser solução. Obras de ampliação ou duplicação de pistas até melhoram o fluxo de imediato, mas em pouco tempo ficam saturadas, insuficientes para comportar uma frota que só aumenta. O impasse então pode ser resolvido de três formas. Uma é através do desenvolvimento tecnológico dos carros que, com cada vez mais funções autônomas, em trinta anos dispensarão a necessidade de motorista e viajarão no modo piloto automático, como os aviões. Sistemas inteligentes de bordo, parecidos com o aplicativo de sugestão de rotas Waze, deixarão a cargo do veículo a preocupação com trânsito, caminhos e melhores horários para viajar. Google e montadoras como a Volvo têm investido neste segmento (leia mais aqui).

A segunda alternativa é o transporte sobre trilhos: recuperar e criar linhas férreas com alta capacidade. Sem oferecer outro meio de transporte viável, é difícil convencer qualquer um a deixar o carro em casa, quanto mais obrigar alguém a fazer isso. A medida ajudaria até mesmo a desafogar o já carregado tráfego aéreo. Uma terceira solução passa por recuperar e melhorar os espaços de lazer das metrópoles, com mais opções de diversão e maior qualidade de vida. O esforço ajudaria a reduzir o êxodo de quem não suporta passar um feriado em meio à paisagem urbana — em São Paulo, a previsão é que mais de dois milhões de veículos deixem a cidade.

Mas, por enquanto, com investimentos apenas em rodovias, os congestionamentos pré e pós Carnaval têm tudo para permanecerem no calendário nacional.

Barbados, no Caribe, comportaria toda a frota brasileira. Mas é muito melhor do jeito que está

Barbados, no Caribe, comportaria toda a frota brasileira. Mas parece muito bem do jeito que está

Por Mariana Barros

Duplicador de Vagas Padrão

O duplicador sobrepõe uma vaga a outra já existente, ou seja, no espaço de um carro estacionam-se dois.

É mais barato do que você possa imaginar!

Solicite um orçamento através do email: contato@eviggiano.com.br

 

duplicador reto site

EVIGGIANO, SOLUÇÕES PARA A FALTA DE VAGAS EM ESTACIONAMENTOS – PLATAFORMA GIRATÓRIA

A Eviggiano trabalha com soluções inteligentes para quem está com falta de vagas em estacionamentos: Plataforma Giratória

, seja em escola, empresas, comércio, condomínios, etc. A empresa trabalha com otimização de vagas, pallet veicular, plataforma giratória, duplicador de vagas, entre outras opções. São várias soluções oferecidas e cada uma é melhor aplicada em um determinado local. Por isto a Eviggiano faz um estudo personalizado para cada situação.

plataforma-giratoria-eviggiano-1

Desde 2011 que a Eviggiano vem atuando neste mercado e hoje é uma das principais referências em todo país. Ao longo destes anos procurou trazer novas tecnologias para estar sempre atualizada. Os clientes da Eviggiano contam com o que há de mais moderno e ainda, todos os equipamentos são de excelente qualidade e o serviço é prestado por quem realmente entende do assunto, pois são profissionais altamente capacitados.

 

Plataforma Giratória

Uma das soluções utilizadas é a plataforma giratória que resolve praticamente todo problema, quando se trata de falta de espaço para realização das manobras.

O disco é montado sobre rodízios e com isto o carro desliza suavemente e com segurança, fazendo uma volta de até 360°, sendo direcionado para o ponto que desejar, onde antes não havia espaço para manobras. Uma vez que o veículo se encontra sobre a plataforma giratória você define para que lado ele será girado e pronto, tudo é resolvido com facilidade e total segurança.

plataforma-iratoria-eviggiano-2

A plataforma giratória praticamente elimina a necessidade de manobras para estacionar um veículo, não havendo necessidade de grandes espaços para fazer manobra, este espaço pode inclusive ser utilizado para ampliar o número de vagas no estacionamento.

Reduz-se o risco de pequenas colisões, ganha-se mais espaço, economiza combustível, reduz a poluição e ruídos no estacionamento.

 

Para sua segurança esta plataforma tem um número adequado para os rodízios em cada seção, desta forma evita-se uma possível deformação do equipamento que ainda conta com uma trava de acionamento mecânico.

plataforma-giratoria-eviggiano-3

Você poderá optar pela instalação completa que é quando a plataforma fica no mesmo nível do solo e é instalada pela própria Eviggiano. E tem também a instalação parcial onde você mesmo prepara o espaço para a instalação do equipamento, sendo que neste caso é preciso preparar o rebaixamento do solo para que a plataforma fique nivelada, mas se quiser poderá deixar a plataforma sobre o solo que o equipamento possuiu rampa circular para que os veículos subam com facilidade.

Venha conhecer esta e outras soluções para a falta de vagas em estacionamento, acesse o site da Eviggiano:

www.eviggiano.com.br

EVIGGIANO – As melhores soluções para estacionamento

Se você precisa de soluções para estacionamento não deixe de consultar a Eviggiano

-Empresa especializada no assunto que conta com profissionais altamente qualificados e as melhores alternativas. Com soluções eficazes, a Eviggiano trás soluções para estacionamento e atende a condomínios residenciais e comerciais, pessoas físicas e jurídicas, sempre buscando a melhor forma de atender seus clientes da melhor forma possível.

Soluções em estacionamento, otimização de vagas, pallet veicular, plataforma giratória, duplicador de vagas e muitas alternativas estão à sua disposição.

(mais…)

Edifício Garagem Robotizado

O presente é agora e o futuro que puder imaginar!Aqui os robôs estacionam o seu carro, solução para ganho de vagas com espaço físico reduzido e total segurança para seu carro. Tecnologia e modernidade, isto é evolução! www.eviggiano.com.br

Sempre Inovando

A empresa EVIGGIANO é especializada em desenvolver soluções personalizadas e inovadoras! Duplique suas vagas de maneira inteligente! Acesse nosso site e solicite um orçamento: http://eviggiano.com.br/plus/modulos/contato/?form_id=1

Publicado por Eviggiano em Quarta, 2 de março de 2016

Tinha uma árvore no meu caminho…

Tinha uma árvore no meu caminho… Brincadeiras a parte, só quem tem esse tipo de problema de obstrução na entrada da garagem para saber a dificuldade que é, fazer todos os dias, várias manobras e perder um bom tempo com isso. Esse projeto foi criado pela nossa equipe para solucionar o problema de um cliente, que necessitava de mais uma vaga, mas não foi autorizado pelo órgão responsável a retirar a árvore. E como nos somos uma empresa que respeita e valoriza o meio ambiente, criamos uma solução eficiente e prática priorizando a vontade do nosso cliente, sem deixar de zelar pelo futuro do planeta.Veja agora nesse vídeo!www.eviggiano.com.br

Publicado por Eviggiano em Terça, 2 de fevereiro de 2016

O presente é agora e o futuro que puder imaginar!
Aqui os robôs estacionam o seu carro, solução para ganho de vagas com espaço físico reduzido e total segurança para seu carro. Tecnologia e modernidade, isto é evolução! http://eviggiano.com.br/…/conta…/index.html%3Fform_id=1.html

Novo Produto!

Ideia legal para economizar espaço

Publicado por Bicho de Pé em Segunda, 26 de outubro de 2015

O presente é agora e o futuro que puder imaginar!
Aqui os robôs estacionam o seu carro, solução para ganho de vagas com espaço físico reduzido e total segurança para seu carro. Tecnologia e modernidade, isto é evolução! http://eviggiano.com.br/…/conta…/index.html%3Fform_id=1.html